BRAFAGRI: COORDENADOR VISITA BOLSISTAS NA FRANÇA
De 20 a 28 de novembro, nove dos onze estudantes da UFRPE em mobilidade acadêmica na França, selecionados na edição 2019 do Programa Brafagri (Brasil França Agricultura), receberam a visita do professor Anísio Soares, Coordenador de Assuntos Internacionais da Assessoria de Cooperação Internacional (ACI/UFRPE) e um dos três coordenadores do programa financiando pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de parcerias universitárias entre o Brasil e o país europeu.
Visando fomentar o intercâmbio e aproximar as instituições de Ensino Superior brasileiras e francesas participantes, o Brafagri financia projetos nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares, veterinária e disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação. De 2011 a 2019, a UFRPE já enviou quase 80 estudantes para a França, custeados pelas bolsas de graduação sanduíche concedias pela Capes, no âmbito do programa Brafagri.
Em agosto de 2019, os alunos Andreya Alves, Anny Alves, Cláudia Farias, Débora Souza, Gabriela Pedrosa, Jonathan Freitas, Juliana Alves, Letícia Palha, Matheus Rocha, Paulo Ricardo Monteiro e Taíza Silva deixaram o Recife e desde então vivem e estudam parte da graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia nas cidades de Toulouse, Nantes, Paris e Lyon. A reunião entre coordenadores e os estudantes em mobilidade é uma das ações previstas pelo Programa.
“Encontrá-los e vê-los plenamente integrados na vida cotidiana acadêmica e com a fluência no idioma foi o melhor prêmio que um coordenador pode receber”, disse o professor Anísio. Durante os nove dias de trabalho e reuniões, Soares visitou as instituições parceiras nas cidades francesas, representando os professores Leucio Alves e Rosimar Müsser, outros dois coordenadores de projetos da UFRPE aprovados pelo Brafagri.
DIA A DIA DA MISSÃO
20 de novembro, Toulouse. Reunião com a Direção de Relações Internacionais, coordenação do Brafagri, candidatos franceses que pretendem vir ao Brasil em 2020 e alunos brasileiros que estão vivenciando o ano de intercâmbio na École Nationale Vétérinaire de Toulouse. “Muito feliz por perceber que os alunos brasileiros estão honrando com brilhantismo a missão que lhes foi concedida”.
21 de novembro, Toulouse. Visita e reunião na École Nationale Supérieure Agronomique de Toulouse (Toulouse INP - ENSAT), com a Diretora adjunta e coordenadora do programa de intercâmbio, professora Anne Bernadac, e a aluna de Medicina Veterinária da UFRPE, Anny Caroline.
25 de novembro, Paris. Reunião na École Nationale Vétérinaire d'Alfort (ENVA), presentes a Coordenadora Nacional de um dos projetos, professora Jane Megid Unesp/Botucatu, a Coordenadora da ENVA, professora Céline Robert, as alunas intercambistas brasileiras da UFRPE Juliana Costa e Letícia Nunes, uma intercambista da Unesp/Jabuticabal e as 6 alunas francesas que virão para fazer a mobilidade na Clínica de Bovinos de Garanhuns/UFRPE em 2020.
26 de novembro, Nantes. A UFRPE chega à cidade onde está o campus da École Nationale Vétérinaire Agroalimentaire et de l'Alimentation (ONIRIS), onde tem 4 alunos da Medicina Veterinária da UFRPE em intercâmbio pelo Brafagri: Débora Souza, Jonathan Feitas, Maria Gabriela Pedrosa e Paulo Ricardo Monteiro.
27 de novembro, Lyon. Encontro com o Mestre em Biociência Animal pela UFRPE, Yuri Albuquerque, selecionado para a École Doctorale Interdisciplinaire Sciences-Santé (EDISS) com contrato de uma empresa privada para desenvolver sua tese. “Pude visitar o L'Institut Multidisciplinaire de Biochimie des Lipides (IMBL-INSA Lyon), laboratório onde realizei meu doutorado, um divisor de água na minha vida acadêmica e científica. Cada vez mais egressos da UFRPE ocupam lugar de destaque no exterior”, registrou o professor.
28 de novembro, Lyon. Encerramento da missão pela França da edição 2019 do Programa Brafagri. Visita à Ecole Nationale Vétérinaire de Lyon no campus Marcy Etoile da VetAgroSup. Reunião e encontro com o Diretor de Relações Internacionais, Gilles Brunschwig, e as intercambistas da UFRPE, Andreya Alves e Cláudia Farias.