Orientações para estudante estrangeiro na UFRPE.
O estudante estrangeiro será orientado em relação à matrícula na UFRPE, conforme o disposto abaixo:
I - poderá se matricular em até 6 disciplinas de graduação ofertadas em diferentes cursos; II – será de responsabilidade do estudante a verificação da equivalência quanto ao rendimento acadêmico e à carga horária cursada na UFRPE, para fins de aproveitamento em sua instituição de origem; III – o NINTER/IPÊ orientará os estudantes a fazer matrícula no Curso de Português como Língua Estrangeira, ofertado em parceria com o Núcleo de Idiomas -NID da UFRPE e com a Rede Andifes-IsF; IV – o estudante deverá providenciar toda documentação necessária para a matrícula, conforme orientações do NINTER/IPÊ.
O estudante estrangeiro poderá realizar a mobilidade acadêmica na UFRPE, sendo vinculado a um programa de mobilidade internacional ou a uma Instituição parceira da UFRPE. Para recebimento de estudante estrangeiro vinculado a Instituição parceira da UFRPE, o instrumento mínimo exigido é o Protocolo de Intenções assinado por ambas as instituições.
O estudante estrangeiro deverá entrar em contato antecipadamente com o NINTER/IPÊ informando seu interesse e enviando digitalmente sua candidatura com as seguintes documentações exigidas para realizar a mobilidade na UFRPE:
I - comprovante de vínculo com a Instituição de origem;
II – histórico escolar (Universidade de origem);
III – passaporte, com visto obtido junto ao Consulado Brasileiro;
IV - plano de estudos com equivalência das disciplinas;
V - seguro saúde;
VI - atestado de proficiência no idioma (português) ou uma declaração que possui proficiência na língua portuguesa; e
VII - formulário de candidatura, disponibilizado pelo NINTER/IPÊ.
O estudante estrangeiro poderá vir para a UFRPE realizar estágio supervisionado em caráter de curta duração, de 3 (três) a 6 (seis) meses, sendo sua vinda já vinculada ao seu orientador na UFRPE, através de convênio formalizado entre as Instituições pelo próprio professor orientador. O estudante estrangeiro será orientado em relação ao estágio supervisionado, conforme o disposto abaixo:
I – o estudante que passar 1 (um) semestre na UFRPE deverá ser matriculado na disciplina de estágio supervisionado do Curso de Graduação ao qual o seu orientador está vinculado;
II - caso o estudante estrangeiro passe período de apenas 2 (dois) ou 3 (três) meses na UFRPE, deverá ser vinculado à disciplina do professor que será seu orientador.
O NINTER/IPÊ disponibilizará no portal um Guia de Mobilidade IN com todas as orientações e modelo de documentação.
O candidato estrangeiro aos Programas de Pós-Graduação - PPG da UFRPE deverá inicialmente contatar o PPG de seu interesse para informações sobre documentos e processo seletivo. Uma vez aprovado pelo comitê de seleção do PPG, o NINTER/IPÊ receberá o estudante estrangeiro de pós-graduação e o encaminhará à Coordenação de Internacionalização da Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PRPG a fim de que esta contate as respectivas Coordenações de Programas de Pós-Graduação para realização de matrícula em curso de pós-graduação da UFRPE e proceda os devidos encaminhamentos de documentação do estrangeiro para registro no DRCA.
A quantidade de disciplinas a serem cursadas pelo estudante estrangeiro e o processo de matrícula será de responsabilidade da Coordenação de Internacionalização da PRPG, que analisará cada caso em relação ao programa ao qual o estudante estrangeiro estará vinculado.
Guia de Mobilidade In - Português